Quase 1700 integrantes de Apaes mineiras participam de encontro em Belo Horizonte
No início da semana, 132 Apaes de Minas Gerais estiveram representadas no encontro Família Apaena: Sua História, Sua Mística e Seu Futuro.?
Na última segunda-feira, 18, a Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais (Feapaes-MG), promoveu o encontro Família Apaeana: Sua História, Sua Mística e Seu Futuro. Com o objetivo de fortalecer o Movimento Apaeano e motivar as pessoas que o compõem (profissionais, pessoas com deficiência, suas famílias e amigos). O encontro aconteceu no Minascentro, na capital mineira, e contou com várias intervenções teatrais, musicais, além da emoção e alegria dos presentes.
O responsável por conduzir o evento foi o Presidente da Feapaes-MG, Eduardo Barbosa, ao lado da personagem D. Cotinha, que representava uma das fundadoras do Movimento Apaeano em Minas Gerais – interpretada pela Consultora Técnica da Feapaes-MG e Atriz, Bruna Campos. Eles falaram sobre a integração e a atualização do Movimento Apaeano, a partir da história de luta pelos direitos da pessoa com deficiência intelectual e múltipla do Movimento e dos desafios que estão por vir, de forma lúdica e alegre.
Por vezes, os dois foram interrompidos por pessoas da plateia. Algumas das intervenções foram espontâneas, e outras foram encenadas por mães do Coletivo de Mulheres da Apae de Belo Horizonte, que abrilhantaram ainda mais o evento levantando discussões acerca da inclusão da pessoa com deficiência. Um dos momentos mais marcantes foi protagonizado pelo Autodefensor Regional da Apae de Ibiá, Douglas Volsi Rodrigues, que emocionou a plateia com seu depoimento espontâneo sobre a importância da Família Apaeana em sua vida.
O evento também contou com as belíssimas apresentações do Coral da Apae de Belo Horizonte, Vozes da Apae, que interpretou o Hino Nacional e o Hino das Apaes; do grupo de percussão também da Apae BH, Apaetucada, que recepcionou o público; de D. Elma Barbosa, que cantou uma composição própria em homenagem às vítimas do acidente que acometeu a equipe da Feapaes-MG em julho deste ano; e, fechando com chave de ouro, o cantor mineiro Tom Nascimento fez o público subir ao palco com sua apresentação animada de canções autorais e releituras de artistas nacionais de renome, como Lenine e Raul Seixas.
Veja abaixo alguns dos depoimentos de profissionais das Apaes sobre o encontro:
Neila, Apae de Mantena:
A Apae de Mantena parabeniza todos pelo empenho na brilhante realização do encontro da Família Apaeana. Foi gratificante participar deste momento. Dr. Eduardo é um exemplo de força, fé e amor ao próximo. Seu amor é contagiante. Ouvi-lo fortalece e revigora as energias... Aumenta o comprometimento para continuar a luta na causa que abraçamos. Ou a gente se une, ou a gente se extingue. Foi maravilhoso...
Aparecida, Apae de Ibiá:
A Apae de Ibiá agradece e parabeniza a organização do Evento. Foi um encontro que ficará marcado para nós.
Maria Célia, Apae de Leopoldina:
Parabéns pela organização. O encontro foi maravilhoso. Dr Eduardo é exemplo para o movimento. Tenho orgulho de fazer parte desta família.
Michelle, Apae de Tocantins:
Agradeço a bênção e a dádiva enorme que é poder compartilhar este Evento de hoje, dia 18 de setembro, da Família Apaeana com pessoas maravilhosas que tenho. Ouvir Dr. Eduardo Barbosa falar, é para mim, uma fonte de energia muito grande, pois, ele fala com amor e fala de amor ao próximo. Com ele aprendi a abraçar esta causa com muita garra. E assim, acabamos encontrando amigos nesta grande Família. Obrigada Família Apaeana por me ensinar o que é amor ao próximo!
Camila, Apae de Betim:
Tudo muito lindo, organizado, emocionante e significativo. Por vários momentos me emocionei e senti muito orgulho de fazer parte deste Movimento! Parabéns a todos envolvidos na organização, porque um encontro assim exige mais que dedicação, exige amor e comprometimento.
Marcus, Apae de Sarzedo:
Parabéns a Federação, que encontro diferente e mais do que emocionante. Foi único! 'Ou a gente se une, ou se extingue!'.
Clarissa, Conselheira Regional Médio São Francisco:
Este evento me fez refletir a existência de nosso Movimento Apaeano e repensar o que faço a cada dia inserida nele! Dr. Eduardo, Sérgio, Ronildo e Maria Tereza (em recuperação na cadeira de rodas), eles que mais precisam de apoio e atenção, estavam lá firmes e transmitindo uma lição de vida, de União, nos acolhendo, nos fortalecendo como Movimento! Numa verdadeira lição de amor e altruísmo! Gratidão é o que sinto!
A Feapaes-MG agradece todas as manifestações tão positivas sobre o encontro, a presença de todos e o apoio da Apae de Belo Horizonte, bem como de todos os fornecedores do evento.